Coaching Cognitivo-Comportamental

O coaching tradicional é um processo baseado numa parceria entre duas pessoas, apoiado numa metodologia comprovada que utiliza-se de um passo-a-passo para alcançar resultados positivos e atingimento de metas na vida de pessoas, das empresas ou de times.


A duração desse processo tem uma curta duração, levando em torno de 3 meses para acabar.


Esse metodo promove ações efetivas e consistentes na vida do coachee, levando-o a um nível superior, modificando positivamente hábitos e atitudes levando a um aumento de performance, tanto na vida pessoal ou profissional.


O Coaching Cognitivo-Comportamental vem agregar a essa metodologia, ferramentas para promover mudanças duradouras em crenças limitantes e negativas, que atrapalham o desenvolvimento e performance do coachee.  


Aqui o coachee (cliente)  vai poder entender seus padrões negativos de comportamentos e organizá-los de maneira compreensível, flexibilizando psicológicamente para fazer as mudanças necessárias para seu desenvolvimento.


O resultado final de um processo de coaching cognitivo comportamental é o aumento de consciencia e auto-entendimento, melhora no auto-controle e adquirir habilidades cognitivo-comportamentais para mudanças duradouras.


O processo de Coaching Cognitivo-Comportamental, utiliza-se de estratégias e técnicas para:


- Mudar seu diálogo interno conflitante

- Proporcionar mudanças cognitivas duradouras e eficazes

- Compreender e controlar emoções

- Fortalecer recursos internos

- Estruturar comportamentos assertivos

- Estabelecer relacionamentos saudáveis

- Conquistar sonhos e objetivos  


É um processo com foco na solução de problemas e alcance positivo de metas e objetivos.


Mas afinal o que é a cognição?


É um termo usado para o nosso processo de aquisição de conhecimento, ou seja, como nós aprendemos. Ela envolve diversos fatores, como pensamentos, percepção, linguagem, memória, raciocínio, etc que fazem parte do nosso desenvolvimento intelectual.


Na prática do coaching a parte cognitiva está voltada para a modificação da estrutura da cognição em seus aprendizados negativos ou limitantes, nas emoções com o reconhecimento, entendimento, aceitação das mesmas e por fim no equilíbrio emocional. Na parte comportamental, visa estruturar comportamentos para aumento de performance e alcance dos objetivos, bem como evitar reações fisiológicas prejudiciais e também modificar comportamentos negativos que já são habituais.


O processo não tem foco no passado, não é terapia, mas é necessário entender como foi criada a estrutura cognitiva do cliente, para entendermos o seu funcionamento.



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